2 de abr. de 2013

Diário de Fibra: Dia 1 - Um programa



Resolvi começar uma série de posts, Diário de Fibra, onde pretendo relatar acontecimentos e dúvidas do meu dia-a-dia como portadora de fibromialgia.

Não quero fazer desta série uma novela mexicana, quero apenas compartilhar detalhes do que vejo, leio e penso sobre o tema.

Vou começar a série comentando o programa Bem Estar do dia 28/03/2013, que falou sobre os exercícios físicos para o portador de fibromialgia.

Não assisti o programa ao vivo, pois estava trabalhando mas li muitos comentários a respeito e assisti ao vídeo disponibilizado no site. 

Logo de inicio, acreditei que teria pela frente bons momentos de informação e esclarecimento, mas apesar do bom começo o desenrolar do programa se mostrou decepcionante na minha opinião. Esperava ver mais detalhes sobre todos os sintomas da Fibro e não apenas o foco na dor generalizada e fadiga.   

Outro ponto que deixou bastante a desejar foi a generalização do tratamento ideal. Todos que temos Fibro sabemos o quanto exercícios físicos de baixo impacto são importantes em nosso tratamento mas também sabemos o quanto outros tratamentos em paralelo são igualmente importantes para nosso bem estar.

Aliás, o que também senti falta no programa, foi o esclarecimento sobre a necessidade de um tratamento multidisciplinar para a manutenção das crises e dores. É claro que provavelmente para muitas pessoas, apenas os exercícios bastam mas não creio que seja bom generalizar isto.

fonte: http://g1.globo.com/bemestar/

Ao conversar com amigos que assistiram o programa e sabiam pouco ou quase nada sobre Fibromialgia, a sensação que a maioria teve era de que fazer exercícios com frequência era a solução para nossas dores e crises. Quando na verdade sabemos que não é bem assim. 

Então me pergunto, será que apresentar com programa com tantas falhas no conteúdo, ajuda ou prejudica? 






3 comentários:

  1. Bom Dia! Eu também achei que o programa deixou muito a desejar, pois falou de exercícios e tal mas não é todo mundo que pode fazer isso como eu. Referente a sua pergunta.
    Então me pergunto, será que apresentar com programa com tantas falhas no conteúdo, ajuda ou prejudica?
    Com certeza prejudica sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Jerana muito obrigada pela visita e pelo comentário!

      Eu acho uma pena, programa com audiência passar uma informação equivocada. Uma reportagem que poderia ajudar muita gente acabou só atrapalhando.

      Excluir
  2. Oi Maria Carolina , realmente ele começou falando muito bem dizendo como realmente nos sentíamos, mas de repente mudaram o rumo da reportagem, tenho vários agravantes devido a fibromialgia e a coluna no qual não posso fazer exercícios de impacto , nem uma caminhada leve , fazer aquilo que ali sugerem então seria minha condenação a uma cama , ali são casos isolados , em que alguns se adaptam e conseguem o que já não acontece com outros , realmente decepcionada com a matéria. Com certeza prejudica e muito a informação desencontrada .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
©Tecnologia do Blogger.



Blog Ideias Boas, Boas Ideias - 2013. Todos os direitos reservados.
imagem-logo