Resolvi começar uma série de posts, Diário de Fibra, onde pretendo relatar acontecimentos e dúvidas do meu dia-a-dia como portadora de fibromialgia.
Não quero fazer desta série uma novela mexicana, quero apenas compartilhar detalhes do que vejo, leio e penso sobre o tema.
Vou começar a série comentando o programa Bem Estar do dia 28/03/2013, que falou sobre os exercícios físicos para o portador de fibromialgia.
Não assisti o programa ao vivo, pois estava trabalhando mas li muitos comentários a respeito e assisti ao vídeo disponibilizado no site.
Logo de inicio, acreditei que teria pela frente bons momentos de informação e esclarecimento, mas apesar do bom começo o desenrolar do programa se mostrou decepcionante na minha opinião. Esperava ver mais detalhes sobre todos os sintomas da Fibro e não apenas o foco na dor generalizada e fadiga.
Outro ponto que deixou bastante a desejar foi a generalização do tratamento ideal. Todos que temos Fibro sabemos o quanto exercícios físicos de baixo impacto são importantes em nosso tratamento mas também sabemos o quanto outros tratamentos em paralelo são igualmente importantes para nosso bem estar.
Aliás, o que também senti falta no programa, foi o esclarecimento sobre a necessidade de um tratamento multidisciplinar para a manutenção das crises e dores. É claro que provavelmente para muitas pessoas, apenas os exercícios bastam mas não creio que seja bom generalizar isto.
fonte: http://g1.globo.com/bemestar/ |
Ao conversar com amigos que assistiram o programa e sabiam pouco ou quase nada sobre Fibromialgia, a sensação que a maioria teve era de que fazer exercícios com frequência era a solução para nossas dores e crises. Quando na verdade sabemos que não é bem assim.
Então me pergunto, será que apresentar com programa com tantas falhas no conteúdo, ajuda ou prejudica?
Bom Dia! Eu também achei que o programa deixou muito a desejar, pois falou de exercícios e tal mas não é todo mundo que pode fazer isso como eu. Referente a sua pergunta.
ResponderExcluirEntão me pergunto, será que apresentar com programa com tantas falhas no conteúdo, ajuda ou prejudica?
Com certeza prejudica sim.
Boa tarde,
ExcluirJerana muito obrigada pela visita e pelo comentário!
Eu acho uma pena, programa com audiência passar uma informação equivocada. Uma reportagem que poderia ajudar muita gente acabou só atrapalhando.
Oi Maria Carolina , realmente ele começou falando muito bem dizendo como realmente nos sentíamos, mas de repente mudaram o rumo da reportagem, tenho vários agravantes devido a fibromialgia e a coluna no qual não posso fazer exercícios de impacto , nem uma caminhada leve , fazer aquilo que ali sugerem então seria minha condenação a uma cama , ali são casos isolados , em que alguns se adaptam e conseguem o que já não acontece com outros , realmente decepcionada com a matéria. Com certeza prejudica e muito a informação desencontrada .
ResponderExcluir