22 de mar. de 2013

Fibromialgia: Classificando a dor

fonte:http://www.brighamandwomens.org


Todos os seres em algum momento de sua vida sentem algum tipo de dor e ao longo dos anos foi possível criar uma classificação para as dores que sentimos.

Devido ao fato de que as dores podem ser sintomas, manifestações de uma doença ou até mesmo um quadro clínico mais complexo foi possível classificar os diferentes tipos de dor com base na duração da sua manifestação.

fonte: http://sucrilhos-e-bigornas.blogspot.com.br


De forma geral ela pode ser classificada em 3 tipos distintos:

Ù DOR AGUDA:  Aquela que se manifesta transitoriamente durante um período relativamente curto, de minutos a algumas semanas, associada a lesões em tecidos ou órgãos, ocasionadas por inflamação, infecção, traumatismo ou outras causas. Normalmente desaparece quando a causa é corretamente diagnosticada e quando o tratamento recomendado pelo especialista é seguido corretamente pelo paciente.
     A dor constitui-se em importante sintoma que primariamente alerta o indivíduo para a necessidade de assistência médica. Veja aqui alguns exemplos: - a dor pós-operatória (que ocorre após uma cirurgia); - a dor que ocorre após um traumatismo; - a dor durante o trabalho de parto; - a dor de dente; - as cólicas em geral, como nas situações normais (fisiológicas) do organismo que podem provocar dores agudas, como o processo da ovulação e da menstruação na mulher.
Ù DOR CRÔNICA: Tem duração prolongada, que pode se estender de vários meses a vários anos e que está quase sempre associada a um processo de doença crônica. A dor crônica pode também pode ser conseqüência de uma lesão já previamente tratada. 
          Exemplos: Dor ocasionada pela artrite reumatoide (inflamação das articulações), dor do paciente com câncer, dor relacionada a esforços repetitivos durante o trabalho, dor nas costas e outras.
Ù DOR RECORRENTE: Apresenta períodos de curta duração que, no entanto, se repetem com freqüência, podendo ocorrer durante toda a vida do indivíduo, mesmo sem estar associada a um processo específico. Um exemplo clássico deste tipo de dor é a enxaqueca.

Para maiores informações recomendo o site da A SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O ESTUDO DA DOR - SBED.
fonte: www.dor.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
©Tecnologia do Blogger.



Blog Ideias Boas, Boas Ideias - 2013. Todos os direitos reservados.
imagem-logo